Para muitas mães pode ser angustiante e desesperador ver o bebê chorando sem nenhum motivo aparente, e em muitos desses casos, a chupeta é a grande salvadora da pátria, fazendo com que o bebê para de chorar em instantes. Mas e se as mães soubessem que existe um método bastante eficiente para ajudar a acalmar o bebê e fazê-lo parar de chorar, mas que não envolve dar o peito ou a chupeta?
Chamado de “Escala de Consolo Brazelton”, o método consiste em seis passos que prometem acabar com as crises de choro e irritabilidade dos bebês. Esse procedimento surgiu no meio científico, como uma forma de garantir que as crianças participassem das pesquisas de forma adequada, como explica a pediatra Daniela Tulio Dias. “O criador é um neurocientista americano chamado T. Berry Brazelton. Os médicos que utilizam esse método para o campo científico aprendem a acalmar o bebê de várias formas para conseguir ter o bebê calmo e atento a eles, sem ele precisar da interferência da mãe, porque se a mãe interfere ali, eles não conseguem avaliar as reações do bebê de forma imparcial”. Mas apesar de amplamente utilizado no campo da pesquisa científica, essa escala de consolo mostrou-se muito eficiente para ser utilizada em maternidades e também em casa pelas mães e pais. “esse método científico de pesquisa tem uma aplicação prática incrível, porque se o cientista consegue fazer, as enfermeiras na UTI também conseguem, os médicos do consultório também conseguem, e as mães em casa também conseguem’, diz Daniela.
Como funciona
As etapas da Escala de Consolo de Brazelton são, em ordem:
1. olho no olho;
2. voz humana;
3. segurar as mãos do bebê;
4. mão na barriga do bebê;
5. segurar pernas e mãos simultaneamente em cima da barriga, enrolando o bebê no charutinho;
6. e por último, acomoda-lo na curva do pescoço.
Esses passos devem ser feitos em ordem, uma vez que são acumulativos, ou seja, vão sendo somados até que o bebê finalmente pare de chorar.
A especialista ainda afirma que, muitas vezes, só utilizando os dois primeiros passos a criança pode se acalmar consideravelmente. “A voz humana tem um chamado muito grande para o bebê, então se você chegar na frente dele, olhar para ele olhinho no olhinho e começar a conversar com ele, o bebê para de se mexer e começa a procurar de onde está vindo aquela voz e abre o olhinho e pisca para fixar o olho em você.
Nesse bebê que está chorando intensamente, você ficar parada na frente dele conversando, buscando o contato olho no olho, ele vai aos poucos se acalmado; é questão de minutos”, diz.
Vale lembrar que todos os bebês podem se beneficiar dessa técnica, porém ela só funciona para os choros que não sejam decorrentes de fome. Nesses casos, a única solução é mesmo oferecer o seio ao pequeno.
A prática leva à perfeição
Segundo Daniela, utilizar esse método é igual a andar de bicicleta: quanto mais você tentar, melhor você fica. No começo o bebê pode demorar um pouco para concentrar-se em você, fazendo com que, nas primeiras vezes, você talvez demore os seis passos para conseguir acalmar o pequeno; porém, com o tempo, a mãe e bebê vão se acostumando e fazem com o procedimento seja mais rápido. “Quanto mais a mãe usar mais ela vai estar tranquila e segura de que ela consegue acalmar o bebê; acho que a melhor garantia para o método funcionar é ela saber que ela é capaz de fazer”, diz a especialista. Gostou desse texto?
Espero ter ajudado na sua caminhada.
Continua com a gente, e me manda seu comentário, ele é muito importante pra mim!